Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TVZONA

TVZONA

11.08.18

Cena de novela do SBT é criticada por sugerir que racismo 'está na cabeça' dos negros

sherlisgomes

Uma cena que foi ao ar na última quarta-feira, 8, em As Aventuras de Poliana, novela do SBT, está sendo alvo de críticas por sugerir que o racismo é fruto de uma criação dos próprios negros. Nas redes sociais, muitos internautas acusam a emissora de influenciar negativamente os telespectadores da novela, majoritariamente infantil.

Na cena, a personagem Késsya (Duda Pimenta) fala para a coordenadora Helô (Elina de Souza) que foi acusada injustamente de roubar uma estátua da escola, e que isso só ocorreu porque ela é negra. "Eu não consigo para de pensar que se eu fosse uma menina branca, todo mundo iria acreditar que não tinha sido eu", reclamou a menina Késsya na cena.

Helô então discorda, dizendo que a desconfiança seria a mesma com qualquer outra pessoa. "Aqui as coisas não funcionam assim. Késsya, sabe qual é um dos maiores culpados pelo preconceito?", questiona Helô, ao que a menina responde: "Os racistas".

A coordenadora então rebate: "Não. A nossa cabeça. E para que os outros parem de ver a nós negros como diferentes, nós precisamos parar de nos ver como diferentes. Você ainda vai ter tempo para pensar sobre isso. Mas não se esqueça que para tudo mudar, a mudança precisa começar primeiro dentro da gente. Se você quer que os outros te vejam como igual, se veja como igual", e a menina concorda.

A cena foi compartilhada no Twitter e no Facebook nesta quinta-feira, 9, e muitas pessoas estão criticando o SBT. Muitos internautas opinam que o diálogo sugere que a culpa do racismo é dos negros e que a problemática é ainda maior por se tratar de uma novela voltada ao público infantil.

 
Madonno@perigo__
 
 

2018 e o SBT ensinando as crianças negras que a culpa do racismo não é dos racistas, mas da cabeça delas.

Eu não to acreditando nisso.

 

"Uma produção irresponsável cria conteúdo periogo. A ideia racista de quem quem espalha o racismo são suas vítimas sendo explicada didaticamente para a família toda em horário nobre", comentou uma telespectadora no Twitter.

No Facebook, a página Mãe Preta publicou um texto explicando por que a cena de As Aventuras de Poliana pode ser considerada problemática. "Deslegitimar a percepção de uma menina negra da situação de racismo que ela viveu e ainda ensinar a essa criança que o racismo é culpa dos negros que se enxergam diferente dos outros, a partir da voz de uma mulher negra, é violentar a nossa subjetividade e nos colocar como responsáveis por um sistema de exclusão criado e mantido para garantir o privilégio branco".

Internautas ainda comentaram em publicações recentes das atrizes Duda Pimenta e Elina de Souza para criticar a cena da novela.

Em nota, o SBT se defendeu, dizendo que a novela "tem o papel de debater questões sociais como o enfrentamento ao racismo", e exemplifica: "No capítulo 60, que foi ao ar nesta terça-feira, houve a cena onde o texto exalta que racismo é coisa de gente ignorante. E no capítulo 61, ainda no mesmo contexto, que foi ao ar ontem, a coordenadora do colégio quis convencer a menina que aquele estereótipo de que o negro é sempre culpado à primeira vista não pode prevalecer, mostrando-a uma nova perspectiva. Se instalou uma polêmica que não existe! A novela é uma obra de ficção para entreter e não polemizar".

Veja reações abaixo:

Beatriz Fiorotto@FiorottoBeatriz
 
 

Uma produção irresponsável cria conteúdo perigoso. A ideia RACISTA de que quem espalha o racismo são suas vítimas sendo explicada didaticamente pra família toda em horário nobre. Ô, @SBTonline, que papel criminoso essa cena de As Aventuras de Poliana @sbtasaventuras desempenha.

Alexandre@Iexandre
 

O ano é 2018, a novela INFANTIL do sbt ensinando que o racismo está na nossa cabeça e só existe por culpa dos negros

 
 
Caroline@carolsdf
 
 

Narrativa absurda que construíram sobre racismo na novela infantil As Aventuras de Poliana do SBT, colocaram duas atrizes negras (como forma de credibilizar) para dizer que o racismo é coisa da nossa cabeça e que sendo assim só muda se nós negros e negras mudarmos.

 
Flavin@aug_flavin
 
 

gosto bastante de as aventuras de poliana e achei legal a proposta de debater racismo em uma novela infantil até mesmo pelo público

mas que cena foi aquela da diretora dizendo que os culpados pelo racismo é os negros? GENTE?????

 
Alexandre Contreiras@Alexandre191093
 
 

Nossa, nem sabia da existência dessa novela As Aventuras de Poliana e já odeio.
Que desserviço essa cena da mulher falando de racismo com a menininha. Vergonha total!

 
Beatriz Fiorotto@FiorottoBeatriz
 
 

Uma produção irresponsável cria conteúdo perigoso. A ideia RACISTA de que quem espalha o racismo são suas vítimas sendo explicada didaticamente pra família toda em horário nobre. Ô, @SBTonline, que papel criminoso essa cena de As Aventuras de Poliana @sbtasaventuras desempenha.

Alexandre@Iexandre
 

O ano é 2018, a novela INFANTIL do sbt ensinando que o racismo está na nossa cabeça e só existe por culpa dos negros

 
 
 
senhor opinoso@neon_fenix
 
 

O texto sobre racismo interpretado por duas atrizes negras na novela As Aventuras de Poliana é ridículo, o @SBTonline e os autores da novela foram bem canalhas. Na cena a professora basicamente diz q o grande o culpado pelo RACISMO É O PRÓPRIO NEGRO.

 
Carløs C. ⓟ@c44rlosonfire
 
 

Olha só a merda: na novela do SBT, As Aventuras de Poliana, uma personagem, negra, fala pra uma criança, também negra, que o racismo é culpa dos negros.

 
@dihzaao
 
 

Eu assisti As Aventuras de Poliana ontem e fiquei chocado com essa cena de racismo, até falei pro meu amor que hoje iria militar na internet, felizmente nem precisei, o vídeo já ta rodando o facebook e o twitter. Parabéns @SBTonline, mais um conteudo racista no ar neste canal.

 
Nahomi Helena@nanazi_
 
 

Poucas coisas são tão absurdas para serem reproduzidas em rede nacional em uma NOVELA INFANTIL do que essa vergonha que o SBT transmitiu.

Não, a culpa do preconceito não é da nossa cabeça.

Colocar uma coordenadora negra para falar isso pra uma aluna é um desrespeito.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D